A imagem da costureira do passado, para as práticas artesanais em sua pequena oficina, é bem passada. Hoje, como a indústria da música, o setor de moda e vestuário está passando por uma profunda transformação que está mudando seus códigos e, ao mesmo tempo, seu modelo de crescimento. A partir de agora, são as tecnologias digitais que contribuem para o dinamismo econômico, transformando os modos de produção, consumo e comércio.
Inteligência Artificial e Moda
A Inteligência Artificial (IA) representa uma oportunidade real de desenvolvimento econômico para as empresas, a indústria têxtil e a moda não são deixadas de fora. De fato, a IA se tornou cada vez mais importante no setor, o que levou a novas soluções tecnológicas e melhorias na cadeia de valor da moda.
O setor de varejo e varejo está gerando uma quantidade impressionante de dados (ações, preferência do consumidor, escopo de compra) que serão estudados e explorados pela IA para tornar sua cadeia de valor mais inteligente e conectada. A análise desses dados permitirá, em particular, otimizar os processos industriais, em particular no nível da administração de estoques e do reabastecimento, e prever melhor as vendas, de acordo com as tendências, as condições meteorológicas ou os comportamentos dos consumidores. O objetivo final é otimizar a experiência do cliente.
A Fibração de roupas conectadas
Os avanços na fibretrônica (implantação de tecnologia em têxteis) agora permitem recursos muito úteis. Atualmente, os materiais para implementar funções nas roupas mais comuns são tecidos condutores, mistura de fibras têxteis e fibras metálicas. Nos últimos anos, uma nova geração de têxteis condutores orgânicos apareceu em laboratório. Eles não incluem fibras metálicas, mas polímeros (macromoléculas presentes no estado natural ou criadas artificialmente, por exemplo, borracha, colas, plásticos …).
Por exemplo, existem técnicas de microencapsulação que podem armazenar produtos ativos no tecido e controlar sua liberação. Os têxteis Niño usam nanotecnologia para alterar as características físico-químicas do tecido. Por fim, os biotêxteis são fibras têxteis destinadas ao uso em locais específicos. Assim, suas características se adaptam de acordo com certas condições ou biocompatibilidade, o que significa que um sportswear reagirá apenas em caso de transpiração 1
Um obstáculo ainda retarda o surgimento de roupas inteligentes
Um dos maiores desafios para o lançamento de roupas inteligentes é a lavagem. De fato, se não é muito complicado fazer uma peça inteligente, é extremamente complexo conseguir resistir à lavagem, transpiração ou engomar. Por exemplo, se uma peça de roupa armazena dados fisiológicos, ela deve ter fibras que permanecem no lugar após a lavagem sem relaxar ou encolher, a fim de registrar os dados mais precisos do que nunca. Além disso, os materiais utilizados devem manter suas propriedades isolantes para não colocar em risco o usuário. O obstáculo é grande, mas não é impossível atravessar. Assim, a solução para esses problemas começa a surgir através da pesquisa.